top of page

De 1500 aos nossos dias

Em 1518, temos a primeira menção do sobrenome Lusuardi (que de Carpi, aparecia em Correggio). De lá pra cá, o sobrenome sofreu novas mutações do original Luxiardo (Lusardi), se propagando em comunes na divisa da Província de Reggio Emilia e Modena.

 

 

 

 

 

 

 

Naquela época, tanto Reggio como Modena, Rubiera, Correggio e Carpi - cidades interligadas a história dos Lusvarghi (Lusuardi) - estavam sobre o domínio da família D´Este. Na época conhecido como o Ducado de Modena e Reggio.

 

Em relação a difusão dos sobrenomes, vemos que todas as cidades onde existem maior concentração de Lusardi, Lusuardi e derivados são muito próximas umas das outras (na Emilia Romagna). Parma e Piacenza são as que ainda concentram Lusardi com esta grafia (desde a Idade Média).

 

A transformação de um sobrenome não acontece de forma organizada, pode-se ver diferentes sobrenomes surgindo e somente alguns permanecendo. E com uma certa distância física, como com os Luxardo de Genova, Lusiardi de Cremona, Lusuardi de Correggio, Lusvardi de Carpi, Lusvarghi de Rubiera e Lusardi de Parma e Borgo Val de Taro, a perpetuação do novo sobrenome se faz possível.

 

Para se ter uma idéia, a distância de: Rubiera para Correggio (13 km), Correggio para Carpi (7.5 km). Mesmo a distância de Parma para Carpi, em linha reta, é cerca de 44 km e pra Reggio Emilia, só 26,5 km.

 

A mobilidade humana se acentuou nos últimos séculos, e a alma "inquieta" dos Lusvarghi se manifestou. Eu e alguns outros Lusvarghi, aqui no Canadá. Outros na Itália, Australia e também na Argentina, nos EUA, na França. 

 

O primeiro Lusuardi a imigrar de que se tem registro foi Dominicus Lusuardi para a Suécia (faleceu e foi enterrado lá em 1822). Existem diversos Lusuardi nos Estados Unidos, Argentina e alguns na França, Suiça e mesmo no Brasil.

Domenico Lusuardi

Domingos Lusvarghi

© 2016 por Fernando Lusvarghi

  • Twitter Classic
  • c-facebook
bottom of page