top of page

Do ano 1000 aos 1500

O início do ano 1000 trouxe diversas mudanças para os de Platis que, em menos de um ano, perderam tanto Plato (1022) quanto Facio (1023). Dos Platoni, surgiram outras famílias como os Costaerbosa, Hena, Granelli, Lusardi dentre outros. 

 

As famílias Lusardi e Granelli se mantiveram unidas por muitos séculos, lutando juntas a favor dos Ghibellini (facção política ligada ao Sacro Imperador) contra os Guelfi que contavam com famílias como os Fieschi ou os della Torre (antigos senhores de Milão). Os Fieschi e os della Torre que podem ter sido parentes dos Lusardi foram grandes inimigos dos séculos XII ao XV. Existem diversos livros narrando a história dos conflitos dos Lusardi e Granelli contra os Fieschi, sempre defendendo os Landi, Ubertino e seus descendentes.

 

Os Lusardi (Luxiardo, nos documentos em Latin), após a morte de Plato herdaram o Borgo Val del Taro, incluindo diversas cidades Montarsiccio, Bedonia, Bardi, Compiano na Província de Parma, e parte da área na Liguria, aonde alguns Lusardos (Franchi Luxardo) tiveram participação ativa na vida e política de Genova e da Sardenha.

 

 

 

 

 

 

 

 

A maioria dos descendentes dos Lusardi de Borgo Val di Taro, se assentaram em Parma e Piacenza (e outros, com a gráfia Luxardo, chegaram em Genova ao final de 1300). A cidade de Parma fica a 27 quilometros de Reggio Emilia, cidade aonde nasceu o Domenico Lusuardi (Domingos Lusvarghi) na Vila Bagno, bem na divisa com a cidade de Rubiera.

 

O primeiro registro de um Luxiardo (como nome e não sobrenome) naquela área foi na cidade Carpi, Modena em 1344. Este Luxiardo pertencia a família Attolini, uma também possível ascendência para os Lusuardi, Lusvardi e Lusvarghi. A cidade de Carpi teve a visita de Versuzio Landi e tropas Ghibellinas em 1326 e sendo os Lusardi (Luxiardo) uma das familias mais fieis aos Landi, acredito que possa ter havido alguma interação entre um Luxiardo com os Attolini ou mesmo o primeiro Luxiardo (sobrenome) tenha permanecido lá após a guerra (documento original na página sobre os Lusuardi). Infelizmente não tenho ainda dados para confirmar essa hipótese.

 

E o primeiro Lusuardi de que se tem registro, Giovanni Lusuardi da Carpi, foi Podestà de Correggio (cidade vizinha a Carpi) em 1518, o que nos leva a acreditar que os primeiros Lusuardi com nossa grafia surgiram lá.

 

 

 

HISTÓRIA LUSARDI LUXARDO

MAPA - BORGOTARO

© 2016 por Fernando Lusvarghi

  • Twitter Classic
  • c-facebook
bottom of page