Genealogia dos Lusvarghi
Luswergh
Os Lusvergh (Lusuardi, Lusuerg, Lusverg, Luswergh, Lusverghi) foram uma família muito ativa nas ciências e artes entre os séculos 17 e 19.
Giacomo e seu sobrinho, Domenico Lusvergh, se destacaram na confecção de instrumentos matemáticos em Modena e depois em Roma a partir da segunda metade de 1600. Em 1698, Domenico publicou o seu trabalho sobre o compasso geométrico de Galileu Galilei.
Mesmo residindo em Roma, Giacomo fazia questão de manifestar o orgulho pela sua "pátria", assinando "Mutinensis" (Modenense em Latim) em cada um dos instrumentos matemático que confeccionava. Naquela época Rubiera fazia parte do Ducado de Modena e Reggio.
Giacomo faleceu em 1689, Domenico e seus descendentes continuaram em Roma e muitos deles tiveram em evidência nas ciências e artes nos séculos seguintes - dois dos primeiros fotógrafos italianos foram Angelo e seu filho Giacomo Luswergh em 1840.
A origem dos Luswergh, assim como dos Lusvarghi, sempre foi uma incógnita. Alguns de seus descendentes, acreditavam que o pai do Giacomo, Andrea, fosse da Bavaria, mais precisamente de Munique. Porém, o Marquês Campori, um famoso literário e político de Modena, através de suas pesquisas, mencionou a conexão dos Luswergh com Fontana de Rubiera.
O Marquês Campori não conseguiu porém encontrar informações sobre a família de Domenico em Rubiera. Hoje sabemos que o Domenico nasceu na Villa Fazzano, em Correggio. Novamente, na mesma Correggio na qual encontramos o primeiro indício de um Lusuardi em 1518.
Fazzano está situada 10 quilômetros norte de Rubiera, na região de Correggio.
Sobre o compasso de Galileu Galilei
Se identificava sempre como Mutinensis, de Mutina (Modena)
Já aparece o sobrenome com GHI
Testamento de Giacomo Lusuergh. Cita outros Lusvergh que, segundo genealogistas, residiam em Fontana de Rubiera.
DOCUMENTOS LUSWERGH
DUCADO DE MODENA E REGGIO
Se quiser saber mais sobre os Lusverg (Lusvergh)
© 2016 por Fernando Lusvarghi