top of page

Árvore Genealógica do Luxiardus de Platis ao Rei Desiderio

 

No processo de pesquisa para descobrir quem foi Plato de Platis (pai do Luxiardus de Platis), me deparei com um informações sobre a família Platoni. Neste website, havia a alusão da conexão dos Platoni ao Rei Desiderio, último Rei dos "Longobardi" e da Itália. Diante de tal informação, realizei uma profunda pesquisa sobre os Platoni e seus antepassados. Historicamente, pela falta de documentação, é impossível até o momento confirmar ou negar o que diversos escritores, principalmente da Idade Média, atestam. Segundo eles, além do Rei Adelchi, o Rei Desiderio teria tido outro filho que se chamava Bernardo (Everardo, Eberardo ou Everhard) que retornou à Itália após o exílio imposto a sua família pelo Imperador Carlos Magno. De volta à Itália, Bernardo teria sido Conde de Cunio, Barbiano e Lugo graças ao seu casamento com Berta Griselda, filha de Luis, o Piedoso. Os descendentes de Bernardo teriam sido também nobres precursores da Casa D´Ivrea e dos Condes de Angleria (Stazzona).

 

Alguns escritores sugerem que o Bernardo fosse filho do Rei Adelchi e neto do Rei Desiderio. Antigas inscrições na Igreja de Catino sugerem tal parentesco. Porém, além da falta de documentação sobre o Bernardo, a descoberta de algumas documentações adulteradas levou muitos historiadores a considerar como "fantasiosa" toda e qualquer descendência patrilinear do Rei Desiderio na Itália. Dentre os documentos que corroboram com a existência de Bernardo, o testamento do Bispo Attone de Vercelli de 945, contendo uma árvore genealógica de sua família ao Rei Desiderio (página seguinte, em Latim).

 

Na Idade Média, o estudo da genealogia se generalizou. Muitas famílias nobres como os Visconti de Milão, uma das mais poderosas daquele período, seja por ego, legitimação de poder ou outros interesses, contratavam notários para desvendar (ou recriar, falsificar) o passado de nobreza. Os Visconti se diziam ser descendentes do Rei Desiderio, sendo Eliprando Visconti meio-irmão do Plato de Platis. Tal associação me faz questionar se os Visconti também acreditam na ascendência real dos "De Platis". Os Platoni, assim como os Lusardi/Platoni, tiveram pouca relevância histórica após os séculos 13/14, porém se mantiveram vinculados a esta possível origem. Infelizmente, adulterações comprometeram a credibilidade de tal ascendência, que só poderia (ou poderá) ser comprovada via exame de DNA.

 

Abaixo encontramos a Genealogia de Luxiardo, confirmando o que havia encontrado no site, de que seria neto em 9 gerações do Rei Desiderio. Como em qualquer estudo genealógico, encontramos muitas informações sobre alguns antepassados e poucas sobre outros. O interesse nos descendentes do Rei Desiderio se deu ao fato que muitos nobres, Reis da Itália, mesmo Papas descenderam dele. A nossa árvore, dos Lusardi/Platoni, não estaria entre as mais importantes porém, com a fama que os Visconti de Milão tiveram na idade média e o interesse em pertencerem a ela, foi bastante estudada e assim tivemos parte da nossa "possível" origem preservada.

 

Abaixo, a genealogia do Luxiardo e seus supostos antepassados até o Rei Desiderio:

 

1) Luxiardus de Platis (Lusardo Platoni)

 

Mencionado pela primeira vez no testamento de Plato em 1022. Herdou Borgo Val de Taro, de onde os Luxiardo (Lusardi) se estabeleceram por séculos - alguns ainda continuam lá - e outros se mudaram para Genova, Milão, Piacenza e Parma, principalmente para as duas últimas cidades. Durante grande parte da Idade Média foram de convicção política Ghibelina, aliados dos soberanos do Sacro-Império Romano Germânico.

 

 

 

 

 

2) Plato de Platis (980 - 1022) - Metodia de Lomello

 

Nobre italiano, Conde Palatino, Cavaleiro da Milicia Dourada, senhor feudal e senhor absoluto Vale Borgo Val di Taro, imperial Senhor de Parma e do Ceno. Casado com Metodia, filha de Lionello Luciano, Conde de Lomello, Os Condes de Lomello eram descendentes do Imperador Carlos Magno pelo Imperador Arnolfo: http://it.wikipedia.org/wiki/Arnolfo_di_Carinzia

 

http://www.comune.lomello.pv.it/territorio/personaggi/gandolfo

 

Pela parte paterna, também era descendente da família dos Savelli della Porta e dos Baroni di Roma)

 

3) Bonifacio (Facio) de Platis ( - 1023) - Domitila/Donella de la Turre

Conde de Angleria (Stazzona), Conde Palatino e Cavaleiro da Milicia Dourada

 

Sua esposa, Domitila, era filha de Erasmo de la Turris (della Torre) uma conceituada família, que vieram a ser senhores de Milão antes dos Visconti, supostamente também descendentes de Carlos Magno: http://it.wikipedia.org/wiki/Della_Torre

 

4) Obizzo de Angleria (912 - 975) - Mithildis of Swabia

 

Conde "Gran Maresciallo" e Vicario Imperial do Exercito, Obizzo se casou com Mathilda, filha de Liudolf e neta de Otto, o grande - Rei da Alemanha e Sacro Imperador Romano-Germanico) e também descendente de Carlos Magno.

 

Mais sobre Otto, o Grande: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_otoniana

 

5) Fulco Ausperto

 

Conde da Aula Regia "Regiae Aulae". Pouquissimas informações sobre ele (e o pouco que achei, foi no livro "Gloriosa nobilitas illustrissimae familiae Vicecomitum, quam testatam fecit" de 1671)

 

6) Ugo (Ugone) - Erminza Berta (Berta Iugale)

 

Conde. Segundo algumas árvores genealógicas dos descendentes do Rei Desiderio e livros com a história do período, tanto o Ugo como um primo dele, Aldigerio Ermenulfo, se casaram com filhas do Rei Erico (Henry) da Alemanha em 913. Apesar dessas informações, não consegui encontrar mais nada sobre elas (nem mesmo confirmar se eram mesmo filhas do Rei Erico). De qualquer forma, descenderiamos também do Rei Erico (Henry, the Fowler) pelo Facio de Platis, sendo que o Rei Erico era pai do Imperador Otto da Alemanha, portanto, seu bisavô.

 

7) Manfredo Berengario ( - 893)

 

Conde. Foi conselheiro do Imperador Berengario, seu primo. Foi decapitado e o seu filho Ugo se vingou em 898. 

 

8) Atto Anscario (826 - 901) - Felinda

 

Marques de Ivrea, Eporediae. Se casa em 876 com Felinda ou Felida Uolida, 840). Existe uma certa confusão com outro Attone (Conde de Lecco) e Ferlinda (Condessa de Brivio), filha de Bertarido da Beolco que viveram 1 século depois. É também comum se encontrar em sites de genealogia o nome de Gisela Volsea Gerbergue de Nevers (filha de Radulf von Thüringen) http://en.wikipedia.org/wiki/Thachulf_Duke_of_Thuringia como sua esposa, a se confirmar.

 

9) Guido ( - 846) - Rodelinda

 

Marquês de Ivrea

 

10) Bernardo Ansprando (758 -)  (Everardo, Everhard, Eberardo)

 

Marchês de Ivrea "Eporediae".

 

Não é possível se confirmar com certeza quem foi sua esposa. Uma das possibilidades foi que tenha se casado com Gisela (781 - 814) filha do Imperador Carlos Magno (que foi casado com Desiderata, filha de Desiderio) e seu irmão, Carlomanno, com Gerberga, suposta filha do Desiderio)

 

Name: Gisele,, Princess Gender: F Born: 781 Place: Milano, Lombardy, Italy

Father: Charlemagne, K of the Franks (10 Apr 742 - 5 Feb 814)

Mother: Hildegard von Linzgau, Princess (Abt 757 - 8 May 783)

 

11) Desiderio - Ansa (710 - 786)

 

Rei dos Longobardos (Lombardos) e da Itália, foi tirado do poder pelo genro, Carlos Magno.

 

 

© 2016 por Fernando Lusvarghi

bottom of page